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Musculação e Treinamento Físico para Futebol

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Futebol

Musculação e Treinamento Físico para Futebol

A musculação ou trabalho de resistência segundo alguns autores, e um método de treinamento usado em todos os esportes que necessitam de força e resistência como base para treinamento. Esse tipo de treinamento proporcionara diversos benefícios, como, resistência, fortalecimento, ganho de força, explosão muscular, velocidade, e diversos outros benefícios, o programa de treinamento deve ser especifico para cada tipo de esporte e deve seguir uma periodização feito pelo preparador físico.

A musculação como instrumento para uma melhor performance dentro de vários tipos de esportes coletivos ou individuais, tem levado professores que a utilizam a resultados excelentes dentro de uma periodização de treinamento bem elaborada. Usar o treinamento com pesos, para um melhor rendimento dentro de um esporte coletivo, deve ser elaborado a utilização de cargas e series exatas de acordo com o objetivo a ser alcançado (BOMPA, 1999).

O futebol é um esporte no qual fatores como força muscular, velocidade e resistência muscular devem ser bem treinados para que se tenha uma boa qualidade física e técnica dos atletas; no caso da musculação, ela e útil como auxílio importante para um melhor desempenho destas qualidades físicas, principalmente a força muscular e a velocidade (MELLO, 1997). Hoje em dia a musculação se diversificou muito e temos diversos aparelhos, métodos de treinamento variados, e uma gama de exercícios funcionais de resistência que podemos utilizar com os mesmos propósitos, por isso a importância de seguir uma sequencia correta de exercícios, cargas, e tempo de permanência em cada programa, para um total aproveitamento dos exercícios e um ganho de resultados potencializados.

O preparador físico de futebol monta um cronograma de treinamento que chamamos de “periodização” e dentro dessa periodização que pode ser de 12 meses, de uma competição para a outra, ou ate mesmo de uma temporada para a outra.

Nessa periodização dividimos em ciclos cada capacidade física ou grupo de capacidades físicas a ser treinada e melhorada nos atletas. Na musculação essa divisão pode seguir as seguintes etapas: Forca, hipertrofia, resistência (ou endurance), treinamento especifico, e transição. As cargas e as repetições mudam de acordo com cada tipo de treinamento proposto no programa de periodização (ciclos), e o tempo em cada uma dessas divisões podem variar de acordo com o objetivo do preparador físico e com o rendimento físico de cada atleta, normalmente as periodizações são sub divididas em microciclo, mesocilclos e macrociclos, que são conjuntos de semanas, meses, e anos em geral.

Não basta somente ter habilidade para se praticar um esporte, a condição física e um fator de extrema importância, melhore sua capacidade física e explore sua habilidade.

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